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5 dicas de boas práticas para uso de hashtags no Instagram

20.04.2018 | 4 minutos de leitura
Fernanda Cristine Felicio
Comunicação
5 dicas de boas práticas para uso de hashtags no Instagram

Os usuários das redes sociais já estão habituados com o uso das hashtags para enfeitar os seus posts. No entanto, se engana quem pensa que essa é sua única finalidade. Por mais simples que pareçam, até as hashtags têm suas boas práticas de uso para trazer melhores resultados. 

O uso das hashtags é uma das melhores maneiras de aumentar o alcance das publicações no Instagram. O potencial de engajamento do uso adequado das hashtags é gerado por meio dos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. O Instagram logo percebeu a alta performance dessa ferramenta e por isso lançou o recurso que possibilita segui-las, assim como funciona com os perfis. A ideia é facilitar para que as pessoas encontrem, por meio das hashtags, outras publicações sobre o tema que lhes interessa. 

O que é hashtag?

O famoso símbolo #, conhecido como “jogo da velha”, acompanhado de uma palavra, representa o assunto a que se refere o post. Assim, hashtags são palavras-chave de determinado conteúdo, que são utilizadas para identificar o tema daquilo que está sendo compartilhado na internet. Por exemplo: ao publicar uma foto do Papa Francisco no Instagram, pode-se utilizar uma hashtag relacionada a ele ou ao momento, como #CatequesePapaFrancisco ou #PapaNoBrasil ou #FranciscoNaJMJ.

O uso de hashtags começou no Twitter e logo se estendeu para as demais redes sociais, tomando conta da internet como um todo e se tornando algo de uso habitual. 

Separamos 5 dicas, atualizadas conforme as mudanças da rede em 2018, para que você possa usar melhor esta funcionalidade:

1. Use hashtags conforme o perfil de cada rede social

As hashtags são utilizadas tanto no Twitter quanto no Instagram e Facebook, porém, as formas de uso variam de acordo com cada rede. Por exemplo, no Instagram é muito comum encontrar fotos com as hashtags #instagood #instafood #instadaily, etc. Isso é exclusivo para uso nessa rede social, não faz sentido usá-las no Facebook ou no Twitter. 

2. Use 4 ou 5 hashtags por post

E use essas hashtags na legenda, não nos comentários. Atualmente, os mecanismos de busca do Instagram não as consideram mais nos comentários e, apesar de o Instagram permitir o uso de até 30 hashtags, o recomendado, conforme as alterações de algoritmos, é no máximo 5 por post. Sobretudo, use a criatividade e procure não repetir as mesmas hashtags em todos os posts, para aumentar as possibilidades de alcance e conectá-las mais ao conteúdo da publicação.

3. Tenha atenção com a ortografia

Um pequeno deslize ao digitar uma palavra com erro na grafia ou, por descuido, com espaçamento após o símbolo (#), pode fazer com que sua publicação tenha os resultados de alcance comprometidos. Por isso, revise, confira o que você escreveu e, só depois, publique.

4. Use e siga hashtags gerais e específicas

Seguir hashtags gerais e específicas sobre aquilo com que você trabalha te dará mais ideias e te deixará antenado ao que as pessoas do segmento estão publicando. Usá-las, com equilíbrio, permitirá que as pessoas já familiarizadas com a sua marca te encontrem, como, por exemplo #AgênciaArcanjo, mas também abrirá oportunidade para que pessoas do segmento se relacionem com a sua publicação, como, por exemplo #ComunicaçãoCatólica ou #ComunicaçãoNaIgreja. Sobretudo, evite as hashtags abrangentes (e genéricas) demais, como #Comunicação.

5. #Nãocoloquefrasesextensasdemais #nem #use #uma #hashtag #para #cada #palavra 

As pessoas não costumam buscar frases completas em suas pesquisas, como, por exemplo: #PapaFranciscofazhomiliasobreacaridadenessaquartafeira, nem procuram palavras tão isoladas, como #Papa #Francisco #faz #homilia #sobre #a #caridade #nessa #quartafeira. Ao contrário, procuram por palavras-chave: #HomiliaPapaFrancisco ou #PapaDaCaridade ou #CaridadePapaFrancisco. Recomendamos hashtags curtas e com letra maiúscula no início de #CadaPalavra. Não se utiliza hashtags para palavras como: para, um, os, as, com, etc. 

Bônus: Não use hashtags que não tenham nada a ver com a sua publicação 

Há quem use hashtags que estão em “alta” para atrair visitas no perfil. No entanto, o algoritmo do Instagram percebe negativamente pessoas que vão até você por hashtags, mas que saem rapidamente do seu perfil. Existe até uma opção em que as pessoas podem negativar o uso de sua hashtag. Ser fiel aos temas faz com que a publicação tenha mais chances de ganhar likes e seguidores. Por isso, tenha cuidado e siga corretamente as políticas das redes sociais, afinal, somos chamados a comunicar a verdade e testemunhá-la por meio do nosso servir!

Ao inserir hashtags na sua publicação, ela se torna parte do resultado de pesquisas, visível para todos que buscam por aquele determinado assunto. Por isso, seguir as dicas acima e fazer uso adequado dessa funcionalidade pode trazer bons resultados para a sua marca ou instituição.

Vamos comunicar? #partiu  

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