ComunicaçãoDesign
 
 
  • Contato
  • Categorias
    • DownloadsDownloads
    • ComunicaçãoComunicação
    • DesignDesign
    • DízimoDízimo
    • EvangelizaçãoEvangelização
    • Gestão EclesialGestão Eclesial
    • MarketingMarketing
    • TecnologiaTecnologia
  • Quem Somos
 
  • Downloads
  • Comunicação
  • Design
  • Dízimo
  • Evangelização
  • Gestão Eclesial
  • Marketing
  • Tecnologia
  •  
  • Quem Somos
  • Contato
  •  
  •  
     
    • Início /
    • Gestão Eclesial /
    • Como a comunicação pode trazer resultados para uma campanha de construção?

    Como a comunicação pode trazer resultados para uma campanha de construção?

    30.04.2018 | 5 minutos de leitura
    Darlan dos Santos
    Gestão Eclesial
    Como a comunicação pode trazer resultados para uma campanha de construção?

    Sabemos que é comum, por uma necessidade pastoral e evangelizadora, estar em constante evolução, o que também passa pelos espaços físicos em que nos encontramos. São diversas as realidades: espaços antigos e com problemas estruturais, ambientes pequenos para comportar os fiéis e as atividades pastorais, ou a busca por oferecer mais conforto e comodidade para quem frequenta nossos espaços. Todas essas realidades nos fazem estar em constante processo de construções e reformas, não é verdade? Em meio a isso tudo, como articular uma comunicação eficiente, que, a partir das reais necessidades, mobilize e engaje toda a comunidade a contribuir para alcançar os resultados que precisamos? 

    Nesse texto, queremos apresentar a você, dicas práticas de como usar ferramentas e estratégias de comunicação para trazer resultados concretos na mobilização e arrecadação das campanhas de construção de nossas paróquias, dioceses, comunidades e instituições.

    A primeira e maior dica que podemos dar é: planejamento. Avaliamos que muitos os casos em que não se alcançam as metas de uma campanha, que, por vezes, compromete toda a ação da construção, é justamente por não ter um planejamento claro e coerente, por isso, separamos 5 dicas que te ajudarão, se você está iniciando esse processo de articular uma próxima campanha de construção para a sua realidade.

    1. Estabeleça metas: toda campanha tem seu diferencial por toda a força de mensuração que é possível articular. Uma campanha sem um objetivo claro e com os passos possíveis para alcançar as metas tem grandes chances de ser fracassada. Estabeleça uma meta desafiadora, mas alcançável, apresente isso a toda a comunidade, juntamente com os prazos pré-determinados. Assim, será possível acompanhar, no decorrer da campanha, se a meta está dentro do planejado ou não, e isso ajuda a conduzir, tomar decisões e mudar de caminho, se necessário.

    2. Crie uma rede de pessoas: uma campanha vitoriosa é composta por uma equipe engajada e comprometida com os resultados. Envolva as suas lideranças e crie uma rede de divulgação e mobilização, distribuindo a sua meta entre o número de líderes, fazendo com que se forma uma verdadeira rede de pessoas capacitadas e motivadas pelas metas a alcançarem os resultados.

    3. Retribua os benfeitores: dentro do seu planejamento, você pode articular uma forma de retribuir ao benfeitor que contribuiu com a campanha. Sabemos que, em partes, essa retribuição está justamente no objetivo final de ter um espaço melhor, mais amplo e confortável para as atividades religiosas e pastorais, no entanto, se, além disso, for possível agregar mais algum valor a essa pessoa, certamente ela se sentirá mais motivada a contribuir. Poderia ser algum presente exclusivo, por exemplo: todos os benfeitores poderiam ganhar uma camiseta com a frase: “Eu visto a camisa e ajudo na construção desse sonho!”, ou ainda, poderia ser organizado um jantar especial a todos os benfeitores, em forma de agradecimento. Ou, então, alguma ação de sorteio, dependendo do tamanho da sua campanha, você poderia sortear um carro, por exemplo (aqui é importante procurar um advogado para auxiliar e fazer esse processo de acordo com as normas da Caixa Econômica Federal).

    4. Facilite a adesão a campanha: procure entender bem o perfil do seu público e encontrar maneiras que possam facilitar a adesão desses benfeitores à campanha. Por vezes, os valores das campanhas são altos, ou ainda, a forma de você se cadastrar não é facilitadora. Uma dica valiosa que podemos lhe dar é usar da tecnologia para isso. É possível ter um site exclusivo da campanha, onde o benfeitor, além de ter todas as informações, pode fazer o seu cadastro e já optar pela melhor forma de pagamento. Você pode pagar o valor total necessário de cada benfeitor e parcelar em 12x sem juros no cartão de crédito, por exemplo, e o melhor: esse valor você pode receber integral, à vista, com os descontos das taxas de cartão. Vale muito à pena!

    5. Comunique com excelência: tenha uma comunicação diferenciada para essa campanha, crie uma identidade visual própria e materiais que mobilizem toda a comunidade. Cocê pode fazer camisetas para as lideranças, cartaz para distribuir na cidade, folders explicativos, banner, outdoor, faixa e uma infinidade de ferramentas que podem dar força à campanha e, assim, convencer ainda mais pessoas a aderirem a sua proposta. Não esqueça do ambiente digital, as redes sociais podem ser muito usadas. Com um bom trabalho de impulsionamento no Facebook, por exemplo, você apresenta sua campanha a muitas pessoas na rede. Sem contar, também, que podem ser feitos grupos no whatsapp, para que as lideranças se comuniquem com todos e passem informações importantes sobre o andamento da campanha.


    Esperamos que esse material seja útil para você que está planejando uma campanha para a sua instituição. Certamente, se você trilhar esse caminho, terá uma campanha com bons resultados. Vamos em frente, a evangelização depende de mim e de você!

    Tags
    campanha de construção
    campanha católica
    campanha na Igreja
    Construção
    Reforma
    Paróquia
    Dízimo
    Comunicação
    Igreja Católica
    Darlan dos Santos

    ESCRITO POR

    Darlan dos Santos

    CEO da Agência Arcanjo, atuando na direção de criação e novos negócios. Pai da Clara e do Francisco, apaixonado por empreendedorismo, comunicação e evangelização
    Outros conteúdos de Darlan
    • Agência Católica x PASCOM. Qual o melhor caminho?
      O que é melhor para a minha paróquia, estruturar a Pastoral da Comunicação ou contratar uma Agência Católica? E a ...
      21.09.2018 | 3 minutos de leitura
      Darlan dos Santos
    • Dicas práticas para aumentar o dízimo na sua paróquia
      Se você quer ampliar o dízimo em sua paróquia, está na hora de despertar a tantas coisas que estão à sua disposiç...
      28.02.2018 | 1 minutos de leitura
      Darlan dos Santos
    • O facebook como ferramenta de evangelização
      O facebook se tornou a maior rede social do mundo, hoje já são mais de 2 bilhões de pessoas que usam seus serviços m...
      31.01.2018 | 3 minutos de leitura
      Darlan dos Santos
    • Como a comunicação pode ajudar na evangelização?
      Se você chegou a esse post, certamente você tem um coração evangelizador. Cada um de nós, com nossas experiências,...
      31.01.2018 | 3 minutos de leitura
      Darlan dos Santos
    Mais em Gestão Eclesial
    • 5 motivos para sua paróquia investir em comunicação
      Quantas vezes você já recorreu à internet no dia de hoje para buscar uma solução? Quantas vezes abriu o Google para encontrar a resposta para alg...
      05.12 | 5 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    • Agência Católica x PASCOM. Qual o melhor caminho?
      O que é melhor para a minha paróquia, estruturar a Pastoral da Comunicação ou contratar uma Agência Católica? E a resposta é simples e direta: ...
      21.09 | 3 minutos de leitura
      Darlan dos Santos
    Comente com o facebook
     
    CATEGORIAS
    • Downloads
    • Comunicação
    • Design
    • Marketing
    • Dízimo
    • Tecnologia
    • Evangelização
    • Gestão Eclesial
    •  
     
     
    Quer receber mais conteúdos interessantes como esses?
    Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail
     
    Um projeto feito com por