ComunicaçãoDesign
 
 
  • Contato
  • Categorias
    • DownloadsDownloads
    • ComunicaçãoComunicação
    • DesignDesign
    • DízimoDízimo
    • EvangelizaçãoEvangelização
    • Gestão EclesialGestão Eclesial
    • MarketingMarketing
    • TecnologiaTecnologia
  • Quem Somos
 
  • Downloads
  • Comunicação
  • Design
  • Dízimo
  • Evangelização
  • Gestão Eclesial
  • Marketing
  • Tecnologia
  •  
  • Quem Somos
  • Contato
  •  
  •  
     
    • Início /
    • Design /
    • A importância da tipografia na efetividade da comunicação

    A importância da tipografia na efetividade da comunicação

    06.08.2018 | 3 minutos de leitura
    DesignDesign
    A importância da tipografia na efetividade da comunicação

    A tipografia é, sem dúvidas, uma das áreas mais importantes do Design Gráfico. A sua aplicação possui uma grande abrangência e seu conhecimento é crucial para a criação de peças informativas, que tenham texto. 

    A tipografia é um conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrange as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e o acabamento).

    Tão importante quanto as cores, as imagens e a disposição dos elementos, a tipografia deve ser rigorosamente selecionada de acordo com o conteúdo do texto, com o público que deseja atingir e com a mensagem que pretende comunicar. É fundamental, também, considerar a forma como isso será apresentado: impresso ou digital. 

    Atualmente, muitos materiais impressos estão sendo substituídos pelos digitais. A criação de ebooks e anúncios pagos nas redes sociais está ganhando o espaço dos livros e dos panfletos, por exemplo. Porém, os informativos, jornais, revistas e livros de conteúdo escrito e impresso estão em busca de diferenciais e ousados visuais para (re)conquistar o leitor. 

    Levando ao pé da letra (rs), no dicionário: “tipografia é a arte de imprimir os tipos” — fontes ou letras. Certamente, a escolha e a aplicação da tipografia perfeita é um quesito que merece bastante atenção, já que existe uma variedade incalculável de tipos disponíveis para download (entre pagas e gratuitas), que incluem variações diversas, como: altura, espessura, largura, etc. Além das classificações a que são distribuídas como: serifadas, sem serifa, cursivas, fantasia e display. Esses grupos, assim como vários outros, possuem subclassificações, oferecendo uma grande variedade de estilos. 

    MINHA NOSSA SENHORA DAS FONTES! COMO FAÇO PARA ESCOLHER A FONTE PERFEITA EM MEIO A TANTAS OPÇÕES?


    Escolher a fonte perfeita é quase impossível por ser algo tão subjetivo, é algo técnico, mas também pessoal. É preciso selecionar alguns critérios e buscar as que melhor se encaixam neles: quantidade de texto, idade e estilo do público leitor, além do tema do conteúdo, são os critérios mais relevantes.

    Por exemplo, para a diagramação de um livro ou de uma revista, uma fonte em estilo clássico passa a noção de algo antigo (histórico); uma tipografia mais moderna pode ser destinada a um visual mais jovem (contemporâneo). 

    O maior erro cometido atualmente, em muitos materiais, é a aplicação da tipografia buscando somente a beleza da composição. A leitura torna-se algo difícil e, às vezes, até impossível, e isso torna a comunicação ineficiente! Quando o público alvo não consegue ler porque a letra está muito pequena, muito espaçada, exprimida, muito cheia de efeitos ou qualquer outra coisa irritante ao olhar é porque, naquele caso, a leitura não foi considerada como fator essencial. Atenção redobrada nesse aspecto é importantíssimo para que a comunicação atinja seus objetivos!

    Seguem alguns sites para download de tipografias legais e interessantes: Google Fonts; Pixel Surplus; Behance (aqui você deve buscar por “free fonts”); Dafont.com; Urbanfonts.

    Faça bom proveito e bora desenvolver materiais belos e comunicativos  :) 

    Mais em Design
    • 7 dicas para criar artes para as redes sociais
      No post de hoje, apresentamos 7 dicas para te ajudar a criar cards criativos e eficientes. Para cada dica, selecionei um card desenvolvido na Agência...
      18.12 | 3 minutos de leitura
    • Design Gráfico: o que é e a sua importância no Marketing Digital
      Vou abordar 3 características do designer gráfico dentro da nossa área e a sua função diante de todo esse desafio chamado: Design e Marketing Dig...
      11.10 | 3 minutos de leitura
    • 8 logos desenvolvidas pela Agência Arcanjo para instituições católicas
      A logo de uma paróquia, diocese, comunidade ou qualquer outro órgão religioso não deve ser “careta” pelo fato de ser “da Igreja”, muito pe...
      12.06 | 4 minutos de leitura
    Categorias
    • Downloads
    • Comunicação
    • Design
    • Marketing
    • Dízimo
    • Tecnologia
    • Evangelização
    • Gestão Eclesial
    •  
     
     
    Quer receber mais conteúdos interessantes como esses?
    Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail
    Siga-nos
    Um projeto feito com por