ComunicaçãoDesign
 
 
 
 

Como o marketing pode aumentar o dízimo paroquial?

03.07.2020 | 4 minutos de leitura
DízimoDízimo
Como o marketing pode aumentar o dízimo paroquial?

Sabe-se da importância do dízimo para o desenvolvimento e manutenção das paróquias em geral. O desafio é conscientizar os fiéis do seu papel enquanto membros da comunidade. Às pastorais do dízimo, cabe a missão de levar aos corações dos dizimistas e, também, dos ainda não-dizimistas, a mensagem de gratidão e reconhecimento que é a contribuição do dízimo.

Mas, existem formas de facilitar esse trabalho, aliando boas ideias e tecnologia aos métodos tradicionais. Por meio de um planejamento com estratégias bem definidas, muito pode ser feito para alavancar as contribuições em nossas comunidades.

Então, como o marketing pode aumentar o dízimo paroquial? Acompanhe, neste post, algumas dicas que preparamos para te ajudar a promover e alcançar maiores resultados.

# Desmistificando o dízimo
Antes de qualquer coisa, é necessário promover mais informação. O que é o dízimo? De onde ele surgiu? Por que deve ser pago? Quanto deve ser pago? O que é feito com ele? Essas são perguntas que, certamente, os fiéis dizimistas e, principalmente, os não-dizimistas podem se fazer, e se tornam relevantes no momento da decisão para a contribuição.

Por isso, fazer uma “campanha informativa”, que apresente respostas às principais dúvidas da comunidade sobre o dízimo, é uma ação interessante. Essa ideia pode ser posta em prática em parceria das pastorais do dízimo com as de comunicação, utilizando os meios de relacionamento já desenvolvidos na paróquia ou, introduzindo novos (informativo, redes sociais, rádio, televisão, site etc). Uma dica é, primeiro fazer uma enquete, elencando as dúvidas dos fiéis e, depois, buscar as respostas e as melhores formas de divulgar esse conteúdo. 

# Propagando as ações
Todo fiel que contribui regularmente com seu dízimo, se sente mais útil e realizado quando vê, na comunidade, o desenvolvimento de ações financiadas pelas contribuições. Por isso, divulgar esses projetos é importante para manter o engajamento de todos. Aquilo que já está sendo feito e, também, o que se pretende realizar por meio da arrecadação do dízimo, precisam estar sempre em evidência.

Criar canais próprios para manter essas divulgações é uma forma de promover a transparência e transmitir credibilidade aos dizimistas. Pode-se divulgar, mensalmente, um balanço resumido das arrecadações e seus usos, mostrando para a comunidade onde os valores vêm sendo aplicados. E-mail e WhatsApp são bons canais para essa divulgação. 

# Sorteio de brindes
Os brindes são ações realizadas por várias comunidades, que demonstram reconhecimento à fidelidade do dizimista em sua contribuição. Não que seja uma troca, mas presentear o dizimista com brindes em datas especiais ou em sorteios mensais, gera aproximação e sinaliza gratidão pelo gesto de doação e generosidade.

Para angariar esses brindes, é interessante fazer parcerias com comerciantes locais. Assim, a paróquia não assume essa despesa, mas pode mantê-la, contando sempre com a ajuda dessas empresas. As pastorais do dízimo e da comunicação podem, mais uma vez, trabalhar em conjunto, para firmar essas colaborações e divulgar as empresas parceiras nos meios de comunicação da comunidade.

# Facilidade de pagamento
Oferecer formas que facilitem o pagamento pode contribuir para o aumento da arrecadação do dízimo. Hoje, é fácil e acessível ter equipamentos de pagamento por cartões, por exemplo. Como, cada vez menos, as pessoas circulam com dinheiro em mãos, por questão de segurança, essa possibilidade se torna atraente. Inclusive, já existem aplicativos para a geração de boletos e pagamentos online próprios para a Igreja. 

Todas essas ações são facilmente aplicáveis, adequando-se à realidade de cada comunidade. O importante é utilizar do marketing para propagar a mensagem da beleza de ser dizimista, planejando ações para promover a participação da comunidade além de implantar formas que facilitem as contribuições, estimulando assim o engajamento de todos.

Precisa de ajuda para desenvolver melhor a comunicação e o marketing de sua paróquia? Conheça os serviços oferecidos pela Agência Arcanjo! Promovemos uma comunicação especializada para o segmento católico, sempre com profissionalismo e foco na evangelização. Acesse nosso site e saiba mais!

  •