ComunicaçãoDesign
 
 
 
 

Vaticano divulga mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

29.03.2023 | 3 minutos de leitura
EvangelizaçãoEvangelização
Vaticano divulga mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

A data celebra a memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, e neste ano traz o tema "Falar com o coração: Testemunhando a verdade no amor (Ef 4, 15)".

“Falar com o coração: Veritatem facientes in caritate (Ef 4,15)”. Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração do 57º Dia Mundial das Comunicações, que será comemorado no dia 21 de maio de 2023.  
Na mensagem divulgada pelo Vaticano, o Pontífice inicia o texto recordando que, nos anos anteriores, foi refletido sobre os verbos “ir, ver e escutar como condição necessária para uma boa comunicação”. Para este ano, o convite do Papa para os comunicadores se detém a “falar com o coração”. 

Em suas palavras: “Foi o coração que nos moveu para ir, ver e escutar, e é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora”, comenta o Pontífice, lembrando também que “Não devemos ter medo de proclamar a verdade, por vezes incômoda, mas de o fazer sem amor, sem coração”.

Dividida em quatro partes, a carta reflete sobre o sonho do Papa de uma comunicação eclesial “que saiba deixar-se guiar pelo Espírito Santo, gentil e ao mesmo tempo profética, capaz de encontrar novas formas e modalidades para o anúncio maravilhoso que é chamada a proclamar no terceiro milênio”. 

São Francisco de Sales, exemplo luminoso do falar com o coração

“Um dos exemplos mais luminosos e, ainda hoje, fascinantes deste 'falar com o coração' temo-lo em São Francisco de Sales, Doutor da Igreja”, descreveu o Papa sobre o santo. Na mensagem, é recordado o 4º centenário da morte do padroeiro dos jornalistas e dos comunicadores. 
O Papa ressalta ainda o desejo de que os comunicadores se inspirem na missão e no serviço de Sales na Terra. “Possam os agentes da comunicação sentir-se inspirados por este Santo da ternura, procurando e narrando a verdade com coragem e liberdade, mas rejeitando a tentação de usar expressões sensacionalistas e agressivas”.


Desarmar os ânimos promovendo uma linguagem de paz


Em uma das reflexões apresentadas, o Pontífice lembra que “Hoje é tão necessário falar com o coração para promover uma cultura de paz, onde há guerra; para abrir sendas que permitam o diálogo e a reconciliação, onde campeiam o ódio e a inimizade”. E faz um apelo aos cristãos, que somente um coração convertido decide o destino da paz. 

Sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais

A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, em 1967, para incentivar o mundo a refletir sobre as oportunidades e os desafios de se conviver com os novos meios de comunicação social.
Para a Igreja Católica, a celebração trata de um exercício de confiança e esperança. Todos os anos, os comunicados oficiais do Vaticano, com a mensagem Papa, associam a data à recomendação de que os cristãos espalhem a “boa notícia” pelo mundo.

Clique aqui e confira na íntegra a mensagem do Papa Francisco.





Mais em Evangelização
  •