ComunicaçãoDesign
 
 
 
 

Como uma agência de comunicação pode contribuir com a minha paróquia?

25.02.2020 | 4 minutos de leitura
Aline Oliveira
Comunicação
Como uma agência de comunicação pode contribuir com a minha paróquia?

Nos dias atuais, uma boa comunicação paroquial ultrapassa os limites das paredes da Igreja e chega à palma da mão do fiel. A Igreja, liderada pelo Papa Francisco, se mostra cada vez mais conectada e presente nos diversos canais de comunicação que a tecnologia atual propicia. Dessa forma, chega mais perto do povo que, reconhece também, na sua Igreja, essa intenção de aproximação.

Mas, por vezes, realizar um trabalho concreto nessa área se torna um grande desafio. Para o pároco, que precisaria ter um entendimento mais profundo nesse segmento e, para os fiéis, leigos voluntários, que se encarregariam de realizar a comunicação da paróquia sem ter, geralmente, o conhecimento técnico suficiente para isso.

Assim, surge a necessidade de buscar reforço externo. Mas, por onde começar? Quem pode realizar essa assessoria e como uma agência de comunicação pode contribuir com a sua paróquia?

Evangelização


O principal objetivo da atuação de uma agência de comunicação junto à paróquia, é contribuir com a evangelização. Se essa agência for especializada no segmento católico, o trabalho realizado será ainda mais direcionado e coerente.

O Papa Francisco convoca a todos para uma Igreja “em saída”, não somente no âmbito físico, realizando visitas às famílias, mas, principalmente, no sentido de estar onde o povo está. Por isso, utilizar os canais de comunicação para a evangelização se torna essencial para a propagação da Palavra de Deus nos dias de hoje.

Mas, não basta “estar” nos meios de comunicação mais modernos e atuais. Saber como interagir com o seu público, utilizar a linguagem adequada para cada um desses canais, aproveitar suas melhores funcionalidades e entregar conteúdos de qualidade e relevância, são fatores que fazem toda a diferença nesse processo. Nisso tudo, uma agência de comunicação é especializada e preparada para realizar na sua paróquia.

Comunicação geral


Os comunicados, em geral, também são de grande importância para a dinâmica das comunidades. Os chamados “recados paroquiais”, são imprescindíveis para a participação e o bom andamento das pastorais em suas atividades.

Manter uma boa comunicação entre a paróquia e a comunidade não precisa ser uma missão apenas do pároco, ao final das celebrações. Uma agência de comunicação pode realizar um trabalho consistente, atuando em várias frentes, como site, redes sociais, editoriais, entre outros canais, para manter a comunidade por dentro de tudo que acontece na paróquia.

Diante de tanta informação a que todos somos expostos diariamente, é importante buscar formas de destacar dessas, aquilo que se deseja transmitir para a comunidade, garantindo que os paroquianos realmente sejam impactados pelas mensagens a eles direcionadas. Por isso, essa comunicação precisa ser planejada e bem executada – tudo que uma agência de comunicação faz de melhor.

Campanhas especiais


Arrecadação do dízimo, reforma da estrutura, festa do padroeiro, ações sociais etc. São inúmeras as situações ao longo do ano, que demandam uma divulgação mais intensa para promover um maior engajamento da comunidade. 

Em momentos de dificuldade ou de maior necessidade de comprometimento da comunidade para a superação ou realização de algum projeto, convocar os paroquianos para uma participação ativa na comunidade é missão essencial.

Nesses momentos, aumenta ainda mais a necessidade de uma comunicação planejada e que traga resultados efetivos. Uma agência de comunicação possui, em sua equipe, profissionais capacitados para realizarem esse tipo de campanha, garantindo o seu sucesso.

Parceria com Pascom


‘’Ah, mas na minha paróquia já temos uma Pascom bem estruturada, responsável por toda a comunicação realizada na comunidade’’. Ótimo! A proposta de atuação de uma agência é trabalhar em parceria com a Pascom, tornando a comunicação ainda mais integrada, eficaz e profissional.

O maior desafio de uma Pascom costuma ser a interação com as diversas outras pastorais da paróquia, tendo de ficar por dentro de tudo que ocorre no dia a dia da comunidade para, assim, informar aos paroquianos aquilo que aconteceu e o que vai acontecer, incentivando a participação e a interação de todos. 

Mas, com tantas demandas, ter o apoio de uma agência que fique responsável por trabalhar paralelamente a criação e elaboração de materiais, conteúdos, campanhas e afins, torna-se uma “mão na roda” para aliviar o trabalho dos membros da pastoral, liberando-os para realizar, com maior tranquilidade, o acompanhamento necessário às outras pastorais.

Como esse processo tem se dado na sua paróquia? Aqui no blog, você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar a realizar a comunicação de sua comunidade de forma mais organizada e eficiente! Confira aqui.

E, você, já conhece o trabalho da Agência Arcanjo? Especialista no segmento católico, oferecemos uma assessoria completa para potencializar a evangelização de sua paróquia. Saiba mais aqui.

Mais em Comunicação
Comente com o facebook
 
  •