ComunicaçãoDesign
 
 
 
 

3 dicas direto do Vatican News para comunicadores católicos

12.02.2020 | 4 minutos de leitura
ComunicaçãoComunicação
3 dicas direto do Vatican News para comunicadores católicos

Olá, eu sou o Mateus Lino, Social Media da Agência Arcanjo e estudante de Jornalismo. Durante o mês de fevereiro de 2020, estou tendo a oportunidade de realizar um estágio na redação do Vatican News, na Cidade do Vaticano, no coração da Igreja!

Estou vivendo uma grande experiência, aprendendo mais sobre a fé e, também, sobre a comunicação na Igreja, no maior veículo de comunicação do Vaticano. E para compartilhar o que tenho aprendido, vim dar 3 dicas para você que é um comunicador católico.

Vamos às dicas. Boa leitura! 

#1 Busque sempre confirmar a veracidade de uma notícia em sites oficiais do Vaticano

Quando a notícia é relacionada à Igreja, busque sempre confirmar se ela é verdadeira ou não nos sites oficiais do Vaticano. Muitas pessoas saem compartilhando as famosas "fake news" nas redes sociais e não se dão conta disso por acreditarem em qualquer fonte. Não confie sempre na primeira informação que você vê. Confirme. Em tempos de fake news, é preciso cuidar ao máximo para não sair compartilhando inverdades ou notícias distorcidas nos grupos de WhatsApp da Pascom, Conselho Paroquial e assim vai... Por isso, tome o máximo de cuidado e analise bem a notícia que você está colocando no site, perfil ou redes sociais da sua paróquia. 

Os principais veículos, de âmbito mundial, que fornecem informações verídicas sobre a Igreja são: o Vatican News e a sala de Imprensa da Santa Sé. Conheça mais sobre eles! 

Vatican News

O maior portal de notícias da Igreja Católica do mundo! O Vatican News é o veículo oficial de jornalismo do Vaticano. 


Sala de Imprensa da Santa Sé

Na Sala de Imprensa da Santa Sé é publicada diariamente a agenda do Papa.


#2 Faça lives nas redes sociais 

Para interagir com os membros da sua comunidade, paróquia ou diocese, faça lives no Facebook ou Instagram. Elas ajudam a dar engajamento nas redes sociais e, além disso, você pode fazê-las no formato que quiser. Seja um padre entrevistando as pessoas da paróquia ou uma live divulgando um evento que está perto de acontecer… a criatividade é sua.  

A live gera o sentimento de pertença, de sentir-se parte entre os paroquianos! Por isso, é legal pensar nesta ideia para a comunicação da sua paróquia! 

Tenho vivido a experiência de compartilhar, em tempo real, muitos momentos da minha aventura nesse estágio e está sendo bem gratificante receber a interação das pessoas, senti-las próximas do que estou realizando aqui. 

#3 Tenha um arquivo com fotos da sua Igreja e poste nas redes sociais

Uma coisa que tenho observado, e que dá muito certo aqui no Vatican News, é que o Social Media (responsável pelas redes sociais) tem uma pasta com fotos de todo Vaticano. Essas fotos são tiradas e postadas por ele mesmo, não necessariamente em uma ocasião especial. Na legenda da foto, ele explica o que é o lugar e o valor que aquele lugar tem para o Vaticano. Essas postagens geram muito engajamento por parte dos fiéis, pois eles querem conhecer o Vaticano, tudo que tem dentro da cidade. 


Portanto, em sua paróquia, tire fotos dos momentos especiais, mas também dos lugares, dos símbolos, de cada cantinho do espaço paroquial. Nas redes sociais da comunidade, poste uma vez por semana alguma dessas fotos e explique um pouco da história e o valor sentimental para a sua comunidade. Essas publicações farão com que os paroquianos sintam-se parte daquela comunidade e, assim, aumentará o engajamento deles nas redes sociais. 

Bom, chegamos ao fim das dicas. Espero que você tenha gostado! Que Deus abençoe o seu trabalho de evangelização por meio da comunicação. Continue acompanhando a Conexão Vaticano e toda essa aventura no coração da Igreja! 

Mais em Comunicação
  •