ComunicaçãoDesign
 
 
 
 

Dicas rápidas para o WhatsApp na comunicação da Igreja

03.03.2020 | 4 minutos de leitura
ComunicaçãoComunicação
Dicas rápidas para o WhatsApp na comunicação da Igreja

A Igreja sempre se mostrou muito eficaz no sentido de se comunicar com as pessoas. Hoje, contudo, na era das redes sociais, é cada vez mais nítido seu esforço para se manter atualizada e próxima da comunidade católica, principalmente, do público mais jovem que domina o mundo da internet. E, em meio a tantas opções para se comunicar, há uma em especial que, se bem usada, pode fazer toda a diferença no dia a dia dela: estamos falando do WhatsApp! 

Conforme pesquisa publicada pela plataforma TechTudo, no ano passado, o aplicativo assumiu a liderança no ranking de apps mais usados em celulares pelo mundo afora, ultrapassando, inclusive, o Facebook. Talvez o sucesso se deva tanto pela rapidez, quanto pela facilidade em se comunicar. Mas, verdade seja dita: o que não falta é funcionalidade para otimizar a rotina de quem o utiliza. 

A seguir, listamos uma série de dicas para usar o WhatsApp em prol de uma comunicação mais efetiva por parte da sua igreja e/ou paróquia. Confira:

Envio de mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo


Dentro da comunicação na igreja, há sempre uma informação ou um convite a ser enviado para um grande número de pessoas. As listas de transmissão do WhatsApp otimizam esse trabalho, uma vez que, por meio de listas de destinatários pré-determinadas, elas enviam em uma única transmissão, sem ser necessário selecionar os contatos um a um, sempre que houver uma nova mensagem a ser enviada. 

Diferente dos grupos, os quais falaremos no decorrer deste conteúdo, a resposta de cada destinatário é entregue individualmente a você, e não aos demais contatos da lista de transmissão. 

Versão para computador


Essa função também é uma novidade para os usuários e, como todas as outras, veio para facilitar ainda mais. Para não precisar ficar o tempo todo olhando o celular, foi instituída essa nova ferramenta. Não sabe como usá-la? Basta acessar a versão Web do WhatsApp, ler o código QR através de um smartphone e digitar na tranquilidade do seu notebook ou computador.

Resposta privada a partir de mensagens em grupo


A possibilidade de responder de forma privada a uma mensagem postada em grupo chegou para ajudar. Ela é muito útil para o caso de a resposta não interessar a todas as pessoas envolvidas. Em grupos com líderes, por exemplo, é muito comum que questões que só dizem respeito a dois membros sejam postadas. Assim, essa é uma alternativa que pode melhorar a convivência mútua no aplicativo e facilitar na hora da resposta.

Conversa de vídeo em grupo


Essa funcionalidade permite que até quatro contatos conversem simultaneamente em uma chamada de vídeo. Para isso, ao iniciar uma conversa de vídeo com algum de seus contatos, basta clicar no ícone “adicionar participante”, no canto superior direito da tela, e escolher os novos participantes. A chamada de vídeo facilita na hora de uma reunião importante de uma equipe pastoral, por exemplo, onde os membros da equipe podem participar a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Grupos para as lideranças principais


Os grupos de WhatsApp sempre foram uma marca registrada do app e, por isso, não poderíamos deixar de trazê-los em nossas dicas. A usabilidade dos grupos é tremenda quando se trata de comunidade, uma vez que permite encaminhar avisos da comunidade sem que seja necessário um retorno dos participantes. É só configurar o envio de recados para exclusividade dos administradores. Assim, evita-se um número exagerado de notificações que, muitas vezes, sequer são relevantes para o todo e acabam fazendo que algumas pessoas se sintam incomodadas. 

Use-o como contato oficial da paróquia


Ter uma forma de contato prática e fácil é fundamental para a comunicação interna ou externa, assim como para o atendimento rápido aos fiéis que precisam de alguma informação referente à comunidade. Se tiver essa opção, disponibilize um membro da sua equipe que esteja preparado para ficar integralmente responsável pela comunicação via WhatsApp. Outra boa sacada é usar as mensagens automáticas para responder perguntas mais comuns, para saudações e informações mais gerais sobre a paróquia.

Pensando em como a comunicação é fundamental dentro da Igreja, esperamos que essas dicas possam ter ajudado! Agora que você já está por dentro das melhores práticas para usar o WhatsApp a favor da evangelização, que tal enviar um versículo da Bíblia acompanhado de um “bom dia” para aquele irmão que está afastado da comunidade?

Em nossa plataforma, você pode conferir muitos outros conteúdos relevantes para o dia a dia da Igreja. Clique aqui e acesse! 

Mais em Comunicação
  •