ComunicaçãoDesign
 
 
  • Contato
  • Categorias
    • DownloadsDownloads
    • ComunicaçãoComunicação
    • DesignDesign
    • DízimoDízimo
    • EvangelizaçãoEvangelização
    • Gestão EclesialGestão Eclesial
    • MarketingMarketing
    • TecnologiaTecnologia
  • Quem Somos
 
  • Downloads
  • Comunicação
  • Design
  • Dízimo
  • Evangelização
  • Gestão Eclesial
  • Marketing
  • Tecnologia
  •  
  • Quem Somos
  • Contato
  •  
  •  
     
    • Início /
    • Comunicação /
    • 7 conselhos para escrever melhor

    7 conselhos para escrever melhor

    31.01.2018 | 5 minutos de leitura
    ComunicaçãoComunicação
    7 conselhos para escrever melhor

    A ESCRITA

    Desde que o homem começou a organizar o pensamento por meio de registros, a escrita foi se desenvolvendo e ganhando extrema relevância nas relações sociais, na difusão de ideias e informações.

    Estudando um pouco mais a sua função, vemos que a escrita foi importante ao longo dos séculos para a preservação do conhecimento da nossa religião, doutrina e cultura, juntamente com a linguagem oral.

    A escrita é o recurso do qual a maioria das pessoas faz uso para comunicação, transmissão de conhecimento, registro de dados, entre outros. Tal como a leitura, é uma construção que se processa a partir da interação. Quem escreve tem uma intenção, um objetivo a ser alcançado, quer sempre dizer algo para alguém, ainda que esse alguém seja o próprio autor (como em um diário, uma lista de compras, de tarefas, etc.).

    Aqui selecionamos sete dicas que podem ajudar os comunicadores de plantão a escreverem melhor. Vamos lá!

    1. LEAD / LIDE

    São as perguntas que a matéria precisa responder. É preciso pensar que o texto será, em muitos casos, fonte de informação, por isso é preciso responder algumas perguntas para o leitor.

    - O quê? O que aconteceu ou vai acontecer? Sobre o que estamos falando?


    - Quem? Quem promoveu? Quem participou? Precisamos deixar claro, para quem for ler o texto, quais são os personagens, quem participa da história, do fato que contamos.

    - Quando? Quando aconteceu ou vai acontecer? Data, ano, mês, horário. 


    - Onde? Local onde acontece o evento, especificar a região, endereço para identificar ao leitor. 


    - Por quê? Esclareça mais sobre o fato em questão. Diga o porquê de sua ocorrência: é uma comemoração especial? Faz parte do planejamento de quem? Qual o objetivo da proposta?

    - Como? Como aconteceu o fato? Este é o espaço para contar mais do evento. Foi em um fim de semana? Um dia inteiro? Qual foi a dinâmica da realização? Como se deram os acontecimentos? 


    Não há uma ordem exata para responder essas perguntas, nem mesmo todas elas precisam ser respondidas como um questionário. É importante que você tenha leveza no seu texto e vá inserindo essas informações à medida em que escreve. Lembre-se que seu leitor, provavelmente, vai se interessar por esses dados. 


    2. PLANEJE

    O planejamento requer que se pense no leitor do texto. Para quem estou escrevendo? Com esse público alvo definido, o escritor determina o uso da linguagem, os dados a pesquisar, os argumentos necessários e o objetivo da sua produção textual. Por mais abrangente que seja o contexto da escrita, deve-se estabelecer o horizonte para onde encaminhar o texto.

    3. USE ADJETIVOS COM MODERAÇÃO

    Por vezes, devido a estar muito envolvido com os acontecimentos, o escritor corre o risco de querer, a todo o momento, exaltar as pessoas e engrandecer os momentos. Isso não é ruim, faz parte também da experiência de quem escreve. Porém, é necessário tomar o cuidado para que, no texto, isso não fique excessivo e cansativo ao leitor. É preciso pensar que, apesar de o público ser prioritariamente católico, é possível encontrar leitores que não fazem parte do grupo e podem estranhar o texto e até mesmo achá-lo pobre e piegas.

    4. EVITE O USO INADEQUADO DO GERÚNDIO

    Gerúndio é uma forma nominal do verbo que indica ação contínua, que está, esteve ou estará em andamento: indo, cantando, falando, escrevendo, lendo... Ele dá uma ideia de continuidade, que muitas vezes não cabe na estrutura frasal por não estar bem adequado nela, com a pontuação adequada, para ter o efeito desejado. Por isso, muitas vezes, é melhor desmembrar a frase e completar a ideia sem usar o gerúndio. Quando pensar em usar essa estrutura de frase, pense se é a única opção que você tem, uma vez que, a pontuação adequada dá ao leitor as pausas necessárias para que o texto se torne prazeroso de ser lido e as informações capazes de serem assimiladas. Gerundismo é um termo que foi criado para designar a prática de utilizar gerúndio em demasia, de forma a se tornar um vício de linguagem, um modismo da oralidade, que, perante a linguagem padrão, é considerado inadequado. Por exemplo: ao invés de dizer a alguém que você vai estar fazendo, vai estar mandando ou ligando, use o verbo na forma de infinitivo: “Vou ligar”, “mandarei” ou “farei”...

    5. REVISE

    A revisão, geralmente, implica nos ajustes e adequações das normas gramaticais. Você pode escrever, rascunhar, brincar com as palavras até chegar a uma produção com o vocabulário definido, aí será preciso observar melhor a pontuação, a acentuação, além da coesão e coerência, ver se os parágrafos se encaixam, se o texto tem linguagem unificada, se o conjunto da obra está em harmonia. Por vezes, a reescrita de partes (frases, parágrafos e até grande parte do texto) será necessária. Nesse momento, é indicado que outra pessoa também leia o seu texto, pois ela terá um olhar diferente do seu e pode ver coisas que te passaram despercebidas.

    6. CULTIVE A LEITURA

    A leitura amplia o repertório, o que contribui diretamente para melhorar a escrita, e, além disso, ajuda a memorizar a grafia correta das palavras, bem como suas adequações sintáticas e semânticas. A leitura de textos diversos, desde blogs, jornais, revistas a crônicas e narrativas possibilita um crescimento no ato de pensar e, consequentemente, na capacidade de escrever conteúdos mais atraentes.

    7. CONTE COM A GRAÇA DE DEUS

    Quando nos referimos a uma produção no contexto católico, de evangelização, sem deixar de lado a técnica, precisamos nos preocupar que o poder de Deus seja refletido em nossos textos. Aquele “algo a mais” que não é encontrado em outros materiais. Afinal, somos chamados a anunciar a Palavra de Deus! Por isso, permita-se contar com a graça Dele para que a produção flua e alcance os objetivos desejados.


    Mais em Comunicação
    • Sínodo 2021-2023 Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão
      A diferença neste Sínodo é que o Papa deseja que todos participem do processo sinodal, escutando-nos uns aos outros, aperfeiçoando o nosso jeito d...
      21.06 | 4 minutos de leitura
    • Existe uma maneira correta de usar imagens do Papa e do Vaticano?
      Os direitos autorais garantem o respeito no meio digital. Saiba mais sobre a forma correta de usar imagens do Papa e do Vaticano na comunicação cat...
      07.06 | 4 minutos de leitura
    • Para “conquistar” cristãos, é preciso ter uma comunicação afetiva e efetiva na sua Instituição
      Uma comunicação afetiva, humanizada, carismática e personalizada gera uma comunicação efetiva, mais assertiva, proporcionando uma relação mais ...
      10.05 | 4 minutos de leitura
    • Mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais
      27.01 | 10 minutos de leitura
    • 5 passos importantes para o perfil das paróquias no YouTube
      O YouTube, está cada vez mais se tornando uma opção para evangelizar as pessoas de forma virtual, e por isso, preparamos 5 passos importantes que o...
      04.11 | 7 minutos de leitura
    • Dicas para as paróquias em tempos de isolamento social
      Manter os paroquianos ativos é uma tarefa desafiadora, mas necessária! Por isso, preparamos algumas dicas para as paróquia em tempos de isolamento ...
      10.08 | 8 minutos de leitura
    • O que não fazer nas redes sociais de sua paróquia
      As redes sociais já são realidade em nossas comunidades. Mas é preciso um cuidado todo especial para realizar um bom trabalho no ambiente digital. ...
      10.05 | 5 minutos de leitura
    • Dicas para viver bem o tempo da Quarentena
      Vem conferir todas as dicas que preparamos para você!
      03.04 | 8 minutos de leitura
    • Dicas rápidas para o WhatsApp na comunicação da Igreja
      A comunicação sempre foi algo fundamental dentro da Igreja. Mas, em tempos de redes sociais, tem se transformado o modo de se relacionar com os fié...
      03.03 | 4 minutos de leitura
    • Como uma agência de comunicação pode contribuir com a minha paróquia?
      Com a tecnologia acessível a todos, a comunicação evolui a cada dia. A Igreja, cada vez mais, vem se adaptando e aderindo a essa nova realidade. E,...
      25.02 | 4 minutos de leitura
    Categorias
    • Downloads
    • Comunicação
    • Design
    • Marketing
    • Dízimo
    • Tecnologia
    • Evangelização
    • Gestão Eclesial
    •  
     
     
    Quer receber mais conteúdos interessantes como esses?
    Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail
    Siga-nos
    Um projeto feito com por