ComunicaçãoDesign
 
 
  • Contato
  • Categorias
    • DownloadsDownloads
    • ComunicaçãoComunicação
    • DesignDesign
    • DízimoDízimo
    • EvangelizaçãoEvangelização
    • Gestão EclesialGestão Eclesial
    • MarketingMarketing
    • TecnologiaTecnologia
  • Quem Somos
 
  • Downloads
  • Comunicação
  • Design
  • Dízimo
  • Evangelização
  • Gestão Eclesial
  • Marketing
  • Tecnologia
  •  
  • Quem Somos
  • Contato
  •  
  •  
     
    • Início /
    • Comunicação /
    • Planejamento de comunicação para eventos católicos

    Planejamento de comunicação para eventos católicos

    30.08.2018 | 1 minutos de leitura
    Fernanda Cristine Felicio
    Comunicação
    Planejamento de comunicação para eventos católicos

    Com o advento da internet e, atualmente, das mídias sociais, muitas instituições estão investindo em comunicação, se apropriando de recursos de imagem e texto para atrair mais adeptos às suas comunidades, eventos, produtos, entre outros.

    É verdade que a comunicação tem concentrado grandes esforços das comunidades cristãs. É também verdade que as pessoas gastam cada vez mais tempo nas redes sociais e se utilizando da Internet para resolver os desafios do dia a dia. Por isso, disponibilizar as informações nesses meios já não é mais um diferencial, mas, sim, uma necessidade.

    Pensar em estratégias de comunicação para divulgar um evento católico envolve conscientizar a todos da importância desse trabalho. Isso porque não basta desenvolver um rascunho no papel, bater uma foto e lançar na Internet. Tampouco pegar uma imagem de banco de dados e colocar a logo da comunidade. É preciso, sobretudo, traçar um plano para que a comunicação, de fato, traga bons resultados para a proposta. Para isso, listamos algumas etapas desse planejamento.

    1. Trace metas e objetivos

    Qual a meta do evento? O plano de comunicação deve funcionar como um guia, apontando para os objetivos e as metas a serem alcançados. Mesmo quando se tem em mente que o objetivo é “só divulgar”, pode-se ir além e prospectar metas audaciosas para que o evento tenha sucesso e que a comunicação surpreenda com os resultados. Uma boa divulgação não serve apenas para atrair público, mas também para conversar com ele, engajar nas propostas e ações, gerar expectativa a respeito da programação, envolver a partir de uma causa, enfim, são diversas as possibilidades.  

    2. Identifique o seu público alvo

    Não falamos apenas de Festa do Padroeiro, que é um evento aberto a toda família, mas falamos também de um show de evangelização para jovens, um acampamento para casais, um retiro para mulheres... Em cada uma dessas propostas, temos um público alvo, o que significa que não podemos nos comunicar da mesma forma, com a mesma linguagem e as mesmas estratégias. Defina o seu público alvo e liste as suas características. Que tipo de linguagem atrai os jovens? Qual assunto chama a atenção das mulheres? Que cor e quais símbolos representam os casais? Faça a você mesmo essas perguntas e depois responda-as com a sua equipe!  


    3. Defina os canais

    A partir dos passos anteriores, defina os canais para conversar com o seu público e divulgar o seu evento. As ações precisam conversar entre si, todas concentrando forças para atingir os objetivos e meta estabelecidos. Por isso, prever todos os canais de comunicação, entre os gratuitos aos que necessitam de investimento, é essencial para organizar todas as demandas de criação.

    4. Crie conteúdos interessantes

    Definir o tom da comunicação e como suas mensagens vão conversar com o público para engajá-lo em suas propostas é um passo bem importante. O compartilhamento de conteúdos de valor, de informações relevantes, de materiais que resolvam os “problemas” das pessoas é cada vez mais atraente, pois recorremos diariamente à Internet para elucidar dúvidas, pesquisar, descobrir, enfim. Destacar qual é o “problema” que o seu evento poderá resolver para as pessoas ou os benefícios que ele traz é “sedutor”. Não se preocupe apenas em dizer que a “Noite do Pastel” é para arrecadar fundos para a paróquia. Isso é importante, pois as pessoas se realizam contribuindo com uma causa, mas isso já está intrínseco na vida da comunidade. Desde uma formação, que capacita, a uma festa, que promove entretenimento, lazer, vivência fraterna, todo evento pode agregar valor para quem participa. Lembre-se de ressaltar isso na divulgação, para que as pessoas deem valor às propostas e se sintam parte delas. Saber que a “Noite do Pastel” também foi pensada para promover um encontro entre as famílias, um espaço aconchegante para conversa e diversão, até motiva as pessoas a contribuírem com a arrecadação.

    5. Organize as responsabilidades

    Cada contexto tem sua realidade. Nem sempre é possível, mas o ideal é ter uma equipe responsável pela comunicação do evento. Tendo definido quem fará parte da equipe, organizar as responsabilidades. Dividir as tarefas é importante para não sobrecarregar uma pessoa só e, também, para que cada um assuma aquilo que gosta e sabe fazer. Lembre-se de deixar toda a equipe ciente dos objetivos e metas, dos prazos, bem como dos feedbacks que cada ação vai apresentando. Mesmo quando os números não forem tão favoráveis, é importante que a equipe tenha conhecimento e possa analisar em conjunto a maneira de reverter o cenário.


    6. Crie um planejamento

    Os passos listados aqui são bem introdutórios para um plano de comunicação de eventos católicos. Agora, é hora de desenvolver o planejamento que dará início às ações de divulgação da sua proposta. Para isso, desenvolvemos uma planilha com uma programação completa para a divulgação de eventos em geral, a qual você pode baixar gratuitamente e utilizar conforme a sua realidade. Clique aqui para baixar! 



    Fernanda Cristine Felicio

    ESCRITO POR

    Fernanda Cristine Felicio

    Graduada em Letras. Especialista em marketing digital na Agência Arcanjo, responsável pelos projetos de Inbound Marketing.
    Outros conteúdos de Fernanda
    • Dicas de como transmitir missas ao vivo
      Confira, abaixo, algumas dicas que separamos especialmente para você começar a avaliar a possibilidade de realizar mis...
      18.11.2019 | 5 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    • Ensinando as pastorais a se comunicarem melhor
      Em qualquer ambiente, seja pessoal ou profissional, ter uma boa comunicação é imprescindível. Neste post, veja dicas...
      18.11.2019 | 7 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    • Como usar stories em redes sociais católicas
      Os Stories têm inúmeros recursos e são práticos de fazer nas redes sociais católicas. Certamente é uma boa forma d...
      13.09.2019 | 3 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    • 7 dicas para aumentar os seguidores do Instagram da minha paróquia
      Para te ajudar a começar essa caminhada, separamos algumas dicas essenciais que vão fazer a diferença para atingir ai...
      15.05.2019 | 6 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    • 5 motivos para sua paróquia investir em comunicação
      Quantas vezes você já recorreu à internet no dia de hoje para buscar uma solução? Quantas vezes abriu o Google para...
      05.12.2018 | 5 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    • Por que ter um site para a minha paróquia?
      Para que você reconheça a importância de ter um site para a sua instituição, primeiro você precisa entender que a ...
      22.11.2018 | 4 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    • Dicas rápidas para aplicar no Facebook da sua paróquia
      As pessoas se conectam às redes sociais com perfis pessoais, no entanto, é preciso entender que, quando se trata de um...
      20.07.2018 | 5 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    • Em busca do hexa: as seis estrelas que o comunicador católico deve buscar
      Enquanto a seleção Brasileira caminha rumo ao hexa, qual será a estrela que nós, comunicadores da Boa Nova, devemos ...
      28.06.2018 | 1 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    • São João Paulo II, o grande difusor da Comunicação na Igreja
      São João Paulo II, além de abrir-se e acompanhar as novas tecnologias, também percebeu sua influência e seu potenci...
      04.05.2018 | 4 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    • 5 dicas de boas práticas para uso de hashtags no Instagram
      Por mais simples que pareçam, até as hashtags têm suas boas práticas de uso. Saiba como aproveitar esse recurso para...
      20.04.2018 | 4 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    Mais em Comunicação
    • Mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais
      27.01 | 10 minutos de leitura
      Agência Arcanjo
    • 5 passos importantes para o perfil das paróquias no YouTube
      O YouTube, está cada vez mais se tornando uma opção para evangelizar as pessoas de forma virtual, e por isso, preparamos 5 passos importantes que o...
      04.11 | 7 minutos de leitura
      Agência Arcanjo
    • Dicas para as paróquias em tempos de isolamento social
      Manter os paroquianos ativos é uma tarefa desafiadora, mas necessária! Por isso, preparamos algumas dicas para as paróquia em tempos de isolamento ...
      10.08 | 8 minutos de leitura
      Agência Arcanjo
    • O que não fazer nas redes sociais de sua paróquia
      As redes sociais já são realidade em nossas comunidades. Mas é preciso um cuidado todo especial para realizar um bom trabalho no ambiente digital. ...
      10.05 | 5 minutos de leitura
      Aline Oliveira
    • Dicas para viver bem o tempo da Quarentena
      Vem conferir todas as dicas que preparamos para você!
      03.04 | 8 minutos de leitura
      Agência Arcanjo
    • Dicas rápidas para o WhatsApp na comunicação da Igreja
      A comunicação sempre foi algo fundamental dentro da Igreja. Mas, em tempos de redes sociais, tem se transformado o modo de se relacionar com os fié...
      03.03 | 4 minutos de leitura
      Agência Arcanjo
    • Como uma agência de comunicação pode contribuir com a minha paróquia?
      Com a tecnologia acessível a todos, a comunicação evolui a cada dia. A Igreja, cada vez mais, vem se adaptando e aderindo a essa nova realidade. E,...
      25.02 | 4 minutos de leitura
      Aline Oliveira
    • 3 dicas direto do Vatican News para comunicadores católicos
      3 dicas direto do Vatican News para comunicadores católicos
      12.02 | 4 minutos de leitura
      Mateus Lino
    • Mensagem do Papa Francisco para o LIV Dia Mundial das Comunicações Sociais
      Acompanhe na íntegra a Mensagem do Papa Francisco para o LIV Dia Mundial das Comunicações Sociais, de 2020.
      24.01 | 11 minutos de leitura
      Agência Arcanjo
    • Ensinando as pastorais a se comunicarem melhor
      Em qualquer ambiente, seja pessoal ou profissional, ter uma boa comunicação é imprescindível. Neste post, veja dicas para conduzir e otimizar a co...
      18.11 | 7 minutos de leitura
      Fernanda Cristine Felicio
    Comente com o facebook
     
    CATEGORIAS
    • Downloads
    • Comunicação
    • Design
    • Marketing
    • Dízimo
    • Tecnologia
    • Evangelização
    • Gestão Eclesial
    •  
     
     
    Quer receber mais conteúdos interessantes como esses?
    Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail
     
    Um projeto feito com por