ComunicaçãoDesign
 
 
 
 

Dicas rápidas para aplicar no Facebook da sua paróquia

20.07.2018 | 5 minutos de leitura
ComunicaçãoComunicação
Dicas rápidas para aplicar no Facebook da sua paróquia

As pessoas se conectam às redes sociais com perfis pessoais, no entanto, é preciso entender que, quando se trata de uma instituição, os objetivos são outros, por isso nos referimos às páginas do Facebook.

Para quem já tem uma página há mais tempo ou para quem iniciou uma recentemente, alguns aspectos bastante simples podem ser observados para tornar o canal mais profissional, a fim de que o público entenda e reconheça a posição da instituição ao comunicar-se pelo Facebook. 


Vamos lá!

Complete as informações da sua página

Depois de criar a sua página, é importante completar as informações a respeito da sua paróquia, principalmente na seção “Sobre”.

Esta seção oferece espaço para apresentar informações de grande relevância e valor para o seu público. Entre elas, podemos citar:

Informações de contato (e-mail, telefone, site);
Horários dos atendimentos mais procurados (Missa, Confissão, etc);
Endereço completo;
Datas essenciais para o conhecimento dos paroquianos;
Entre outros.

Também é possível fazer uma breve descrição que ajude os visitantes a entenderem melhor a sua paróquia, apresentando brevemente sua história e aspectos importantes.


Capriche nas fotos de perfil e capa

As fotos de perfil e capa são os elementos que vão chamar mais a atenção dos visitantes, ao menos no primeiro momento. Por isso, é fundamental que elas sejam de alta qualidade e atrativas.

Algumas dicas para ajudar na criação das suas imagens:

Use seu logo (ou parte dele) como foto de perfil;
Use um esquema de cores relacionado ao restante da sua marca;
Use uma imagem de capa para transmitir alguma mensagem instigante/inspiradora ou algum convite;
Faça as imagens de perfil e capa “conversarem” entre si.

Como última recomendação: mude a imagem de capa periodicamente. Isso ajuda a dar um ar de renovação para a página.

Personalize a URL da sua página

É muito mais fácil promover a sua página quando ela possui uma URL amigável e personalizada para a sua paróquia.

Um exemplo da diferença entre os dois:

URL default: www.facebook.com/pages/agenciaarcanjo/98876565

URL customizada: www.facebook.com/pages/agenciaarcanjo

Felizmente, o Facebook permite que você faça exatamente isso. Na seção “Sobre”, basta editar o nome de usuário da página.

Se o nome escolhido estiver disponível, você poderá usá-lo para divulgar a página da paróquia com maior facilidade e profissionalismo.


Para tornar esse link ainda mais curto, você pode também usar www.fb.com/agenciaarcanjo (use FB no lugar de Facebook) para compartilhar a sua página após ter customizado a sua URL.

Use hashtags em suas publicações

As hashtags servem como uma espécie de filtro de assuntos nas redes sociais. Elas são usadas para encontrar assuntos relacionados e específicos.

Muitas pessoas podem descobrir o seu conteúdo por meio dessas hashtags. Além disso, as pessoas gostam da ideia de que fazem parte de algo maior. Então, não apenas usar hashtags, mas também propor campanhas para que seus seguidores e paroquianos façam o mesmo pode ter um efeito interessante para a sua comunidade.

Responda as mensagens rapidamente

Quem responde rapidamente as mensagens de pessoas interessadas no chat ganha uma espécie de distintivo do Facebook, destacando a agilidade das respostas e o tempo médio em que isso costuma acontecer.

Por que isso é tão importante? Quando alguém se dá ao trabalho de pedir uma informação de forma direta pelo Messenger, é porque existe uma real intenção a respeito da sua instituição. Tenha pessoas atentas e dispostas para responder rapidamente quem procura sua paróquia!

Após colar o link no mural, apague-o 

Quando você cola um link no mural, o Facebook puxa as informações desse link e exibe de forma destacada o título, uma descrição e, se disponível, uma imagem da página.

O que muita gente não sabe é que você pode apagar o link depois de ter colado, pois os destaques continuam lá, deixando o visual bem menos poluído. Veja a diferença entre os dois casos:



Fixe postagens importantes

Tem algum post que merece ficar em destaque por mais tempo? Basta fixá-lo no topo da página.

Assim, a sua mensagem mais importante pode ser encontrada por todos que acessarem a página até que não seja mais necessário manter a publicação fixada.


Agende as suas postagens com antecedência

Você provavelmente não terá tempo de realizar os posts manualmente, todos os dias, nos melhores horários para o seu público. Por isso, algumas ferramentas possibilitam o agendamento de posts, para garantir a regularidade necessária para a sua estratégia.

No caso do Facebook, você pode usar o próprio recurso da sua página, que permite escolher data e hora ao realizar uma publicação.



Impulsione posts estratégicos

Um dos recursos mais simples de anúncios do Facebook é o impulsionamento de posts. Com ele, você paga para que suas postagens alcancem um público maior.

Vale a pena impulsionar posts estratégicos, que precisam de alcance máximo, como a divulgação de uma Festa do Padroeiro, por exemplo. É possível selecionar a região de alcance, o público alvo e seus interesses. 

Esse tipo de post oferece algo de valor para o seu público alvo, de forma que o investimento para ter a mensagem ampliada tem grandes chances de trazer retorno positivo.


Essas são algumas dicas rápidas e fáceis para tornar suas estratégias de marketing digital ainda mais assertivas! É importante você estar sempre antenado às tendências do Facebook para estabelecer um posicionamento forte da sua instituição e um relacionamento intenso e frutuoso com o seu público. Use sua criatividade e mantenha a periodicidade nas redes para engajar sua audiência e ter excelentes resultados com as suas ações!

E se você gostaria de continuar essa conversa sobre as redes sociais, baixe nossos materiais gratuitos e potencialize a sua presença na internet com o Inbound Marketing!


Mais em Comunicação
  •