ComunicaçãoDesign
 
 
 
 

Como usar o WhatsApp na paróquia?

13.04.2021 | 6 minutos de leitura
Agência Arcanjo
Marketing
 Como usar o WhatsApp na paróquia?

O WhatsApp é uma ferramenta de grande potencial para todas as pessoas. Todos aqueles que têm um celular em sua mão, têm o aplicativo de comunicação utilizado mundialmente e, através dele, comunicam-se diariamente com milhares de pessoas, de diversos locais, em tempo real. Empresas, lojas e o comércio em geral têm aderido cada vez mais a esta ferramenta que tanto é utilizada por todos para se fazer presente no cotidiano de seus clientes, a fim de facilitar sua comunicação e explorar as possibilidades de relacionamento. 

Por que não ter também um WhatsApp para a sua paróquia? Através dele você, além de evangelizar, poderá também estar mais próximo de seus fiéis e fazer-se presente em seu cotidiano. Sem contar que esta presença de modo edificante, sem ser invasivo, poderá ser um aliado para o aumento da contribuição do dízimo, engajamento em campanhas e eventos, e consequentemente, fará a evangelização expandir, alcançar mais pessoas e ser ainda mais eficaz.

O WhatsApp é uma ferramenta com milhões de possibilidades, e quem sabe usá-lo saberá também como fazer com que sua paróquia possa crescer e otimizar muito seu trabalho de divulgação de informações, engajamento com os fiéis e expansão do alcance paroquial.

Quer saber como utilizar o WhatsApp em sua paróquia? Neste blogpost preparamos várias dicas especiais para você. Separamos este conteúdo em dois tópicos, para que você possa conhecer em cada um deles uma forma diferente de utilizar esta ferramenta.

#WhatsApp Business

Esta opção trará para sua paróquia maior praticidade, pois através desta ferramenta você conseguirá muitas ferramentas que te auxiliarão neste processo. Vamos falar sobre algumas delas, mas antes queremos trazer um passo a passo para que você possa instalar este aplicativo.

• Na loja de aplicativos do aparelho celular da paróquia, pesquise por WhatsApp Business;
• Faça o download;
• Abra o aplicativo e aceite as condições;
• Permita que ele acesse os contatos, fotos e arquivos;
• Insira e verifique o número do telefone comercial;

Após instalado, o aplicativo fica com o nome de “WA Business” no seu aparelho.


Agora que sua paróquia já possui o aplicativo instalado, podemos seguir para os próximos passos para uma boa utilização dele. 

Faça um perfil comercial

Utilize o aplicativo para criar um perfil  comercial para a sua paróquia, pois nele você conseguirá colocar qual é o seu endereço físico, acesso ao site da paróquia, o horário de atendimento, e-mail ou telefone para ligações e também uma breve descrição da paróquia; para que os fiéis, ao terem o número de sua paróquia, encontrem as informações de modo mais fácil.

Mensagens automáticas

Eis aqui um segredo e uma facilidade do WhatsApp Business! Ele permite que você crie mensagens que ficarão gravadas como automáticas, ou seja, quando um fiel te enviar uma mensagem, automaticamente, dependendo do assunto, você terá mensagens automáticas que irão responder por você, e deste modo te ajudar a filtrar o assunto e encaminhar às demandas. 

Não se trata de automatizar o relacionamento, mas, sim, de explorar as funcionalidades da ferramenta para agilizar as respostas a quem faz contato com sua paróquia.

Nossa dica é criar mensagens para os seguintes temas: 
Horários de Missa
Endereço da paróquia
Como contribuir com o dízimo
Horário de funcionamento da secretaria 
Mensagens para sua ausência
Mensagens de saudações

Catálogo de produtos

Como uma última dica do WhatsApp Business, mas não menos importante, sua paróquia pode utilizar da ferramenta "catálogo" para colocar ali informações importantes da paróquia, como:

Horários de Missa
Cards de eventos e informações importantes
Horário de funcionamento da paróquia
Avisos, como: data de inscrição para catequese e outros.

É importante que seja produzido um card de qualidade, com boa leiturabilidade, com cada uma dessas informações, e que na hora de descrevê-lo e salvá-lo dentro do catálogo você coloque bastante clareza em cada uma das informações.

Vocês poderão até mesmo colocar ali as informações de Missas, e anexando links para que os fiéis possam encontrar o caminho de modo facilitado para a transmissão online da Missa, por exemplo. 

#WhatsApp


Já o WhatsApp tradicional, utilizado e conhecido por todos, também é uma ferramenta cheia de possibilidades para a sua paróquia. Através dele você encontrará algumas facilidades, mas já te adiantamos que aqui o seu contato se tornará mais pessoal com o fiel, pois não é a ferramenta criada para instituição, e sim para pessoa física.

Assim como no WhatsApp Business, preparamos para você um passo a passo para download:

 Na loja de aplicativos do aparelho celular da paróquia pesquise por WhatsApp;
• Faça o download;
• Abra o aplicativo e aceite as condições;
• Permita que ele acesse os contatos, fotos e arquivos;
• Insira e verifique o número do telefone da paróquia;

Após instalado, o aplicativo fica com o nome de “WhatsApp” no seu aparelho.

Grupo de transmissão

Com o WhatsApp, você tem a possibilidade de criar um grupo de transmissão e através dele enviar mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. É uma ótima solução para quem procura compartilhar avisos e informações gerais de modo rápido e eficaz.

Mas é importante que você fique atento, pois os contatos precisam ter o número de sua paróquia salvo para que as mensagens cheguem.

Grupos 

Existe também a possibilidade de criar grupos para que você consiga estar em contato com mais pessoas de uma vez só para trocar ideias sobre determinado assunto. Esta opção é ótima para grupos de catequistas, pastorais, ministérios e etc. E você tem a opção de gerenciar esse grupo com todas as pessoas enviando recados ou deixando essa funcionalidade disponível somente para os administradores, de modo que os demais membros sejam apenas leitores. Avalie o que é mais indicado para cada realidade!

Mensagens Manuais

Com o WhatsApp você envia mensagens manuais aos seus fiéis, criando maior intimidade e proximidade com cada um deles.

Status

A nova ferramenta do WhatsApp é permitir que você poste no seu status informações que durarão ali 24 horas. É uma ótima opção para colocar avisos e recados, assim como convites aos seus paroquianos.

O WhatsApp e o WhatsApp Business têm diferenças significativas, pois em um encontramos aspectos mais pessoais e em outro encontramos aspectos mais empresariais, mas ambos têm grande eficácia e ajudarão sua paróquia. É importante frisar que na versão Business você também poderá criar grupos e listas de transmissão, por exemplo, não só na versão tradicional que mencionamos acima.

O importante é que você perceba qual destas ferramentas melhor auxiliará na demanda e nas necessidades de sua paróquia, avaliando isso para que você consiga identificar a melhor opção. Depois que decidir e instalar o seu aplicativo no smartphone da paróquia, desfrute de todas as dicas aqui presentes e faça ótimo proveito no trabalho pastoral!

Outros conteúdos de Agência
Mais em Marketing
Comente com o facebook
 
  •