ComunicaçãoDízimo
 
 
 
 

7 dicas para aumentar os seguidores do Instagram da minha paróquia

15.05.2019 | 6 minutos de leitura
Fernanda Cristine Felicio
Marketing
7 dicas para aumentar os seguidores do Instagram da minha paróquia

Hoje em dia, para potencializar o alcance de qualquer iniciativa, é imprescindível manter uma sólida presença digital. Então, que tal trazer essa estratégia a favor da evangelização e das paróquias também?

A fim de te ajudar a começar essa caminhada, separamos algumas dicas essenciais que vão fazer a diferença para atingir ainda mais pessoas e atrair cada vez mais fiéis para a sua comunidade por meio do Instagram. Vem ver!

#1 Frequência

O Instagram é uma rede que, se você souber se posicionar bem, pode te ajudar a crescer muito a nível de alcance. Isso porque o próprio sistema contribui para potencializar o alcance de determinados conteúdos quando a pessoa faz publicações frequentes no perfil. 

Por exemplo, não adianta ter um conteúdo bacana, mas não fazer postagens com frequência, isso “derruba” o alcance das publicações e é um esforço que acaba sendo em vão.

Ao invés disso, crie um planejamento de publicações, pense nos conteúdos que seriam interessantes para o seu público e programe-se para publicá-los com uma frequência razoável. O importante é que o seguidor sinta sua presença digital e que o perfil não fique abandonado, ele precisa ter vida, ser ativo.

#2 Conteúdo atraente

Em segundo lugar, é importante lembrar que também de nada adianta postar com frequência se você não tem um conteúdo realmente relevante. É preciso traçar estratégias bem definidas se você quer atingir seu público de maneira positiva e obter resultados na evangelização a partir da atração de seguidores.

Por exemplo, um excelente caminho é começar desenvolvendo uma identidade visual para a sua paróquia ou comunidade, como se fosse uma “marca”. Isso ajuda para que as pessoas lembrem sempre dessa paróquia e a identifiquem facilmente, associem iniciativas e se interessem por ela. 

Para isso, contar com uma agência de marketing digital católico faz total diferença. A Agência Arcanjo, por exemplo, tem expertise para traduzir realmente as características específicas de cada paróquia ou instituição católica, realçando seu perfil para fortalecer sua imagem e contribuir para a relevância diante dos respectivos públicos de interesse.

Tendo uma identidade visual estabelecida, fica mais fácil intensificar a qualidade dos conteúdos que você irá compartilhar no Instagram da paróquia, pois, nesta etapa, com uma criação evoluída e bem desenhada, é possível chamar mais a atenção das pessoas para os diversos objetivos da paróquia, sejam eles: evangelizar, informar, atrair para iniciativas, celebrações, pastorais, eventos, compartilhar acontecimentos, bem como avivar vocações, catequisar, angariar fundos... Confira alguns modelos de identidades visuais clicando aqui.

#3 Conteúdo de qualidade 

Tão importante quanto ter um conteúdo visualmente atraente e estratégico, é ter conteúdos de qualidade. Sempre tenha atenção dobrada com a gramática e com a maneira de transmitir informações. Sempre cheque tudo antes de colocar a publicação no ar. Do contrário, os erros em informação podem fazer com que o seu perfil caia em descrédito e as pessoas deixem de ver relevância nele.

Lembre-se de ser claro e transmitir a mensagem de maneira que o seguidor consiga compreender. Para ajudar, procure refletir se no seu texto no post contém as respostas para as perguntas: o que? quem? como? quando? onde? porquê? 

Dessa forma, você diminui as chances de esquecer alguma informação importante e evita gerar dúvidas.

#4 Utilizando as hashtags a seu favor

As hashtags auxiliam para que pessoas que estejam procurando por determinados conteúdos os encontrem mais facilmente. Por isso, é tão importante escolher as hashtags certas e relacionadas à sua página a fim de ser mais assertivo no alcance de seguidores.

Pense em palavras chave relacionadas à sua paróquia e ao segmento católico, faça buscas de hashtags relacionadas ao segmento que estejam “em alta” e o mais importante: coloque uma quantidade razoável de hashtags, com equilíbrio. Afinal, de nada adianta atrair muitas pessoas que nada tem a ver com o seu perfil e depois de alguns dias vão dar unfollow nele. Escolha poucas hashtags, mas boas, e assim você obterá resultados melhores.

#5 Interação que faz a diferença

Converse com os seguidores, responda seus comentários, mensagens por direct. Sane as dúvidas ou encaminhe as pessoas para onde possam saná-las. No caso das paróquias, por exemplo, é bom direcionar as pessoas a saberem mais informações na própria secretaria da igreja. Ajude as pessoas a encontrarem o caminho para o que buscam, e seja amável. Essa interação na página transmite ao seguidor o sentimento de que realmente tem alguém por trás daquele perfil tomando conta e disponível para eventuais necessidades. A pessoa se sente acolhida e isso é muito importante para atrair o fiel para a igreja: evangelizar.

Além disso, a interação também potencializa o alcance da sua página a mais pessoas e aumenta a credibilidade dela perante o público.

Dica plus: interagindo com as pessoas passamos a ter com mais clareza um feedback sobre nossos conteúdos, se estão sanando as dúvidas, se estão coerentes, atraentes. Naturalmente, nas redes sociais, as pessoas expõem suas opiniões. Basta estar atento para ir melhorando a cada dia o posicionamento da sua paróquia.

#6 Patrocine posts

Depois de uma estratégia bem definida, um bom trabalho sendo executado, com planejamento, dedicação e engajamento dos administradores da página, é hora de dar mais um up para chegar ainda mais longe: patrocinando os conteúdos.

Ao patrocinar os conteúdos, é possível traçar exatamente o perfil para quem você quer que sua publicação chegue. Você é quem define a verba que deve ser aplicada para realizar o patrocínio, o tempo de duração da campanha, horários em que ela será veiculada, entre outros diversos aspectos que ajudam a ser ainda mais assertivo no público que se deseja atrair.

Mas calma, se você ainda não tem uma página estruturada ou está justamente nessa fase de ter o desejo de patrocinar seus posts, propagando ainda mais a Palavra de Deus e atraindo os fiéis para a igreja, a Agência Arcanjo está disponível para te ajudar. Nós também atuamos com o marketing digital das paróquias a partir das estratégias estabelecidas, patrocinando os conteúdos a fim de ajudar nossos clientes a atingirem da melhor maneira os resultados esperados.

#7 Acompanhe outros perfis

Fique de olho! Acompanhar outros perfis é essencial para manter-se antenado, trazer novidades na forma de se comunicar, de interagir etc. 

É muito importante navegar e ver em perfis semelhantes ou não como tem se dado a forma de falar com os respectivos públicos. Afinal, isso contribui para ainda mais ideias de como se posicionar nas redes e alavancar a página.

Gostou?
Essas são apenas algumas dicas para te ajudar a começar a adentrar o mundo do marketing digital católico na sua paróquia. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco! 
A Agência Arcanjo é especialista no assunto e vai te ajudar nessa missão não apenas de aumentar os seguidores da sua paróquia, mas de construir uma verdadeira comunicação efetiva e de valor para a sua Igreja.

Outros conteúdos de Fernanda
Comente com o facebook
 
  •