ComunicaçãoDesign
 
 
 
 

O que é live shopping, como realizar na minha loja católica?

18.05.2021 | 7 minutos de leitura
Agência Arcanjo
Marketing
O que é live shopping, como realizar na minha loja católica?

Conhecida como "live shopping" ou "live commerce", esta virou uma nova tendência, mesmo já sendo uma prática mais antiga, com a pandemia e o distanciamento social, esta ferramenta ganhou grande espaço e dimensão dentro das plataformas digitais, adotada principalmente por lojas e comércios.

Mesmo sendo uma ferramenta com maior adesão de lojas e comércios, não significa que não seja um local apropriado para que sua paróquia possa desfrutar deste conteúdo e usá-lo para desenvolver a evangelização, e automaticamente, suas vendas.

Este é um formato de produzir conteúdo, que engaja os clientes e fiéis, gera vendas, promove a marca, resulta na evangelização e também atrai novas pessoas. Por ser muito dinâmico, este formato de conteúdo tem esse poder, de levar longe nossas expectativas, e quando bem preparado e planejado, ela também nos faz alcançar longe.

Para te auxiliar a entender mais o que é esta ferramenta, como funciona e como usá-la, criamos este blogpost para que possa ser suporte para  o seu desenvolvimento na sua paróquia e loja católica.


O que é uma live shopping?


Sem muito mistério, live shopping é uma estratégia que utiliza as possibilidades de live streaming  – transmissões ao vivo pela internet – para vender produtos online – o e-commerce. Se já foram adotadas milhares de estratégias de vídeos para gerar clientes e vendas, porque não realizar tudo isso ao vivo?

Eis a estratégia da live shopping. Realizar na distância, interação, ao vivo, e também gerar vendas e compras pela internet, no conforto de onde a pessoa estiver, pois poderá acompanhar tudo de modo online, em tempo real.

Além disso, a internet permite uma interação muito mais dinâmica, aproximando o público da empresa ou perfil que realiza a live e criando uma relação de confiança, credibilidade e autoridade. 

Como realizar uma live shopping para minha loja católica?

Acaba sendo muito simples de realizar uma live shopping quando se é feito uma boa programação, e traçado uma boa linha de estratégia. Mas para que isso aconteça, segue algumas dicas para a sua live shopping:

# Programe-se e avise com antecedência


Não é depois de ler este texto que você poderá já sair comunicando os internautas que haverá uma live hoje mesmo em sua página, seja ela no Instagram ou no Youtube. Calma! Se fizer desse jeito a sua live será um fracasso, pois não terá adesão de muitas pessoas e também poderá ficar uma bagunça.

Para uma boa live shopping, é preciso que você programe-se. Ou seja, escolha uma data com pelo menos 2 semanas de antecedência, para que você consiga planejar sua estratégia para este dia, anunciá-la com antecedência, e assim gerar leads com este conteúdo.

Há alguns pontos para que você organizar antes de avisar seus fiéis e clientes:

  > Decida o data e o horário da live, pensando em um horário de melhor acesso para os seus clientes, não para você. Ou seja, horário comercial não é um bom horário dependendo do seu perfil de clientes;
  > Pense em um nome atrativo para a sua live. Não chame apenas "live de produtos" , mas coloque um nome criativo, como "live dicas para caminhar com Maria" (exemplo). Pois desse modo a pessoa irá se interessar ainda mais por este conteúdo que será apresentado;
  > Faça um bom card de divulgação para seus seguidores, com às informações claras, utilizando de um nome atrativo e com um belo design;
  > Pense em um conteúdo breve para compor a sua live, que fale um pouco sobre o tema proposto na chamada. Vamos usar aqui o exemplo do nome já citado acima, e pensar que por se tratar de Nossa Senhora, você possa abordar um pouco sobre sua história e sobre a devoção de tantos fiéis a ela.

Com uma programação bem feita, você poderá iniciar então a divulgação. Para isso, faça um planejamento de dia e hora em que irá publicar a imagem; realize uma contagem regressiva com os seus seguidores, para que gere expectativa e engajamento; publique em mais de uma rede social, e tenha card para o formato necessário de cada rede e suas ferramentas (ex: feed e story). 

É legal que seja anunciado com pelo menos uma semana de antecedência. Antes disso, você pode criar um suspense, anunciando que logo haverá um convite especial para todos os seguidores, ou uma novidade. E quando resolver soltar a notícia da data e hora, não esqueça de colocar também o local que irá realizar a live (qual mídia), para que as divulgações tragam resultados positivos.


# Faça um roteiro e organize-se

Este é um ponto muito importante! Muitas pessoas acreditam que apenas um bom planejamento basta, e acabam fazendo um ótimo trabalho em suas divulgações, gerando muito resultado de aderência dos seus seguidores, mas quando chega a hora da live, acaba sendo um verdadeiro fracasso. E por que isso pode acontecer?

O motivo é simples: falta de preparação! Calma, você não precisa ter experiência, ou então cursar um curso de oratória para este momento, mas precisa preparar o conteúdo que será abordado nesta live.

Pense da seguinte maneira: 

O conteúdo da live precisa ser ligado diretamente com o tema previsto para ela, ou vice e versa. Então, utilizando de nosso exemplo de tema, pensemos que a nossa live terá como abordagem principal: Maria. Pensando nisso, é interessante que façamos toda a live baseada em produtos religiosos de Nossa Senhora.

Foque em um conteúdo chave, para que você possa ter muitos temas para realizar este tipo de estratégia, assim, poderá de tempos em tempos lançar uma live shopping e seus clientes ficarão à espera do tema do mês.

Para uma boa organização, crie um roteiro, separe os materiais que serão utilizados e apresentados com antecedência e pense em como linka-los com o tema, em quais perguntas cada produto poderá gerar para os seus seguidores que estarão acompanhando a live, para que eles possam interagir.

Não esqueça que é muito importante separar seu material, fazer testes e ter de modo acessível o preço e descrição do produto, para que na hora da live, caso ocorra de esquecer alguma informação, você tenha um local rápido e acessível para encontrar as informações.

Prepare-se com um roteiro atrativo, que tenha relação com o tema, gere engajamento, apresente sua loja e seus produtos da melhor forma e que dure mais de 30 min. Pois o importante aqui é quantas pessoas serão atingidas através da live, não quantas irão participar do início ao fim. 

# Crie interações e engajamentos


Para completar o sucesso de sua live, seria muito importante que você, durante ela, interagisse com seu público. Para isso, crie perguntas que eles possam responder ali mesmo, através dos comentários. Mas faça-os entrarem dentro do tema, conhecer o produto, e envolverem-se com sua loja e aquilo que ela apresenta.

O tema para a live é um grande facilitador para engajar o público e para facilitar na hora de abordar assuntos relacionados ao vivo. Mas, não se esqueça de realizar tudo com leveza, descontração e naturalidade. Afinal, pessoas compram de pessoas, por isso, seja natural.

Dica extra: Não se esqueça de que mesmo que tenha um tema, a sua loja é a principal, então fale sobre o seu diferencial, seus produtos e serviços, apresente sua loja para seus seguidores, para que assim, eles criem boas referências de seus produtos.

Realizar uma live shopping pode parecer um desafio para quem nunca usou este tipo de estratégia. Mas com uma boa preparação, tudo flui. É preciso apenas que seja tudo feito com antecedência, para que você tenha tempo, juntamente com uma equipe, de planejar e organizar.

Mas não se esqueça que pessoas compram de pessoas, ou seja, não perca sua naturalidade e essência, apresente sua loja católica, conte a história, utilize do tema da live e seja você mesmo.

Outros conteúdos de Agência
Mais em Marketing
Comente com o facebook
 
  •